top of page

6 problemas de sono que mantêm as crianças e os pais acordados (e dicas para resolvê-los)

  • cristinekarla
  • Jun 25, 2021
  • 4 min read

Updated: Jul 31, 2021

Vários fatores podem desencadear problemas de sono e outros distúrbios noturnos que tornam a hora de dormir difícil para pais e filhos. No entanto, como e quando esses problemas de sono aparecerão dependerá do desenvolvimento e da idade da criança.

Mas como os pais podem saber se estão lidando com essas questões da maneira correta, em vez de perpetuá-las por ainda mais tempo?

Aqui, listaremos seis dos problemas de sono mais comuns que mantêm as crianças acordadas - e algumas soluções para pais com privação de sono para ajudar seus filhos a terem uma boa noite de sono.




Problema #1: Distúrbio do movimento rítmico


Você já encontrou seu filho dormindo com os pés no travesseiro ao acordá-lo pela manhã? Isso pode ser um sinal de distúrbio do movimento rítmico. Esse problema de sono vai além do típico movimento de sacudir-se e pode incluir bater a cabeça e balançar o corpo. Mesmo assim, as crianças permanecem totalmente inconscientes disso!

Contusões à parte, isso não deve ser uma grande preocupação, a menos que os pais pensem que algum tipo de ansiedade emocional pode ser a culpada (a chegada de um irmão, por exemplo).




Como resolver o distúrbio do movimento rítmico?

  • Dê ao seu filho muitas atividades rítmicas durante o dia nos equipamentos do playground ou mesmo instrumentos musicais próprios para criança.

  • Tente ignorar isso durante a noite, se possível. Dar muita atenção à criança durante o dia pode facilitar o processo à noite.

A maioria das crianças supera o distúrbio do movimento rítmico aos 4 anos de idade.


Problema #2: Pesadelos e Terror Noturno


Embora assustadores, pesadelos e terrores noturnos geralmente não são motivo de preocupação. Um quarto das crianças tem um pesadelo por semana quando tem entre 3 e 6 anos, e isso pode causar grande sofrimento. Lembre-se de que as crianças nem sempre podem diferenciar um sonho de realidade.


Por outro lado, o terror noturno tende a ser mais perturbador para os pais do que para a criança. Isso ocorre porque eles podem ouvi-los chorar, gemer ou até mesmo gritar. Mesmo com os olhos abertos, eles não estão totalmente despertos! Geralmente ocorrem em crianças entre 3 e 8 anos de idade e parece que são hereditários.


Em uma postagem futura, veremos como diferenciar pesadelos e terrores noturnos em detalhes!



Como resolver pesadelos e terror noturno?

  • Mantenha uma rotina constante e relaxante na hora de dormir, sem estresse ou estimulantes como açúcar ou cafeína.

  • Se seu filho tem pesadelos recorrentes, pode valer a pena conversar sobre o tema com ele pela manhã. Ajude-os a pensar em um final feliz para isso.

  • Se seu filho chamar você depois de um pesadelo, console-o até que se acalme novamente.

  • Quando um dos pais percebe um terror noturno, a melhor solução é não fazer nada. Se for muito intenso, mexa suavemente a criança, mas não a acorde.

Problema #3: Associações Inadequadas


A maioria dos pais já enfrentou esse problema de sono em algum momento. Frustrados com a rotina complicada da hora de dormir, eles recorrem a associações que não são sustentáveis ​​a longo prazo - ou podem até começar quando um dos pais alimenta ou embala um bebê que acorda no meio da noite. Cobertores especiais, um ursinho especial, ou mesmo cantar e deitar na cama da criança, são outros exemplos. À medida que a criança cresce, os pais acabam reforçando essa dependência.

Evite futuras batalhas na hora de dormir e resolva esse problema de sono assim que perceber!



Como resolver associações inadequadas do sono?

  • Apresente e mantenha uma rotina com horário de dormir

  • Persista, persista, persista!


Problema #4: Sonambulismo


Um distúrbio do sono que preocupa muitos pais, o sonambulismo pode ser relativamente normal e os riscos reais, bastante baixos. Parece afetar mais os meninos do que as meninas, e frequentemente entre as idades de 2 e 6 anos.


O sonambulismo pode ser causado pelo amadurecimento do sistema neurológico da criança ou pela privação de sono.


Como resolver o sonambulismo?

  • Certifique-se de que seu filho durma o suficiente e que o sono seja de qualidade

  • Não os acorde: isso pode assustá-los! Guie-os de volta para a cama

  • Se você quiser saber se uma criança é sonâmbula, coloque um sininho perto da porta

  • Se você suspeita que seu filho seja sonâmbulo, mantenha o chão sem brinquedos, certifique-se de que as janelas estão fechadas e - se houver na sua casa - mantenha sempre o portão da escada trancado.


Problema #5: Xixi na cama


Uma em cada dez crianças de 4 anos faz xixi na cama pelo menos uma vez por semana. Embora a maioria das crianças de 3 anos mantenha a cama seca durante a maior parte da noite, esse é um problema comum de sono. Afinal, o aparelho urinário ainda está aprendendo a produzir menos urina à noite, e as crianças também precisam aprender a acordar quando precisam fazer xixi!



Como resolver o xixi na cama?

  • Certifique-se de que seu filho vá ao banheiro de duas a 3 vezes antes de dormir

  • Alguns alimentos como chocolate ou leite de cacau, frutas cítricas, corantes e açúcar podem ser irritantes para a bexiga. Evite-os a partir do final da tarde

  • Recompense seu sucesso! Incentive ainda mais o progresso celebrando com ele todas as manhãs com a cama seca

  • Mas não os castigue: seus corpos ainda estão se desenvolvendo e aprendendo a coordenar diferentes estímulos. Seja paciente com seus filhos.


Problema #6: Ranger de dentes


Este problema de sono parece ser de família, portanto, fique de olho se você ou seu parceiro fazem isso! No meio termo, ranger os dentes pode causar dores de cabeça, atrapalhar o cochilo e até mesmo o sono noturno.


Como resolver o ranger de dentes?

  • Proteja os dentes do seu filho com um protetor dentário. Você pode obtê-lo com o seu dentista - isso protegerá os dentes do seu filho contra o desgaste excessivo.

  • Se você suspeita que o estresse está por trás disso, converse com seu filho. O bate-papo pode ajudar a aliviar qualquer preocupação ou ansiedade.


Estes são alguns dos problemas de sono que podem surgir durante a rotina de sono de seu filho. A maioria deles não é grave e irá parar aos 6 anos de idade. No entanto, se esses problemas persistirem ou em caso de qualquer outro tipo de preocupação, consulte o seu pediatra ou um treinador de sono.


 
 
 
Priceless Tips Straight to Your Inbox

Thanks for submitting!

Sleep Little Angel Logo.png

© 2020 by Sleep Little Angel. 

bottom of page